Governança

Conselhos e diretoria

A Ultrapar está dividida nos seguintes grupos de gestão:

> Conselho de Administração
> Conselho Fiscal
> Comitê de Auditoria e Riscos
> Comitê de Pessoas
> Comitê de Estratégia
> Diretoria Executiva

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Companhia estabelece que o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo onze membros, com mandato unificado de dois anos, sendo permitida reeleição. O Conselho de Administração em exercício possui oito membros independentes, de acordo com o critério de independência estabelecido pela B3.

O Conselho de Administração é o órgão responsável por, entre outras competências, fixar a orientação geral dos negócios da Companhia, bem como aprovar aquisições, alienações, outorgas de garantias, endividamento, investimentos e aquisição de participação societária, sempre que o valor da operação exceder 5% do patrimônio líquido da companhia. É também de sua responsabilidade o monitoramento da gestão dos diretores da Companhia, sendo não apenas a eleição e destituição dos mesmos sob sua alçada, como também dos auditores externos.

Regimento Interno do Conselho da Administração

  • Fixar a orientação geral dos negócios da Companhia e das sociedades sob seu controle;
  • Eleger e destituir os diretores da companhia, designando entre eles o Diretor Presidente e o Diretor de Relações com Investidores e fixar-lhes as atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos diretores;
  • Manifestar-se sobre o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia;
  • Fixar a remuneração dos membros do Conselho de Administração e, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Definir os critérios gerais de remuneração e política de benefícios dos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e, sempre que julgar necessário, das sociedades sob seu controle, considerada a proposta do Comitê de Pessoas;
  • Outorgar opções de compra de ações;
  • Convocar as Assembleias Gerais;
  • Apresentar à Assembleia Geral chapa para eleição dos membros do Conselho de Administração;
  • Propor à Assembleia Geral a destinação do saldo do lucro líquido ajustado do exercício e aprovar o levantamento das demonstrações financeiras em períodos inferiores ao exercício social, assim como a distribuição de dividendos com base em tais demonstrações;
  • Aprovar o levantamento de demonstrações financeiras em períodos inferiores ao exercício social, a distribuição de dividendos com base em tais demonstrações financeiras ou intermediários, bem como o pagamento ou crédito de juros sobre o capital próprio, nos termos da legislação aplicável;
  • Deliberar sobre a emissão de ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição;
  • Submeter à Assembleia Geral propostas versando sobre fusão, cisão, incorporação ou dissolução da companhia, bem como reformas do estatuto;
  • Autorizar a aquisição de ações da companhia para permanência em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação, observadas as disposições legais aplicáveis;
  • Aprovar a emissão, para subscrição pública, de notas promissórias comerciais pela Companhia ou por sociedades sob seu controle;
  • Aprovar aquisições, alienações, outorgas de garantias, endividamento, investimentos e aquisição de participação societária, sempre que o valor da operação exceder 5% do patrimônio líquido da Companhia;
  • Aprovar a celebração de acordos de acionistas pela companhia ou por suas controladas;
  • Escolher e destituir os auditores independentes;
  • Manifestar-se favorável ou contrariamente a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da companhia.
  • Aprovar as políticas corporativas, conforme propostas que lhe sejam submetidas pelos órgãos competentes; e
  • Deliberar sobre outras matérias não reguladas neste Estatuto, resolvendo os casos omissos.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Pedro Wongtschowski 24/04/1946 Presidente do Conselho 10/04/2019 AGO 2021 Não
Lucio de Castro Andrade Filho 01/04/1945 Vice-Presidente do Conselho 10/04/2019 AGO 2021 Não
Alexandre Gonçalves Silva 06/03/1945 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Ana Paula Vitalli Janes Vescovi 08/04/1969 Conselheira 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Flavia Buarque de Almeida 04/08/1967 Conselheira 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello 01/08/1978 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Jorge Marques de Toledo Camargo 28/04/1954 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
José Galló 11/09/1951 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
José Maurício Pereira Coelho 04/08/1966 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim
Nildemar Secches 24/08/1948 Conselheiro 10/04/2019 AGO 2021 Sim

Pedro Wongtschowski

O Sr. Wongtschowski tornou-se diretor da Ultrapar em 1985, e CEO de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Atualmente atua como Presidente do Conselho de Administração. É Presidente do Conselho da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Presidente do Conselho da EMPRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Desde 2015 é presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. O Sr. Wongtschowski é membro do Conselho de Administração da Embraer S/A., da Votorantim S.A., da CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e de outras organizações sem fins lucrativos. Além disso, ele é autor ou coautor de livros relacionados à indústria química. O Sr. Wongtschowski é Engenheiro Químico, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo – Escola Politécnica.

Lucio de Castro Andrade Filho

O Sr. Andrade Filho é membro do Conselho de Administração desde 1998, atualmente atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração. Ingressou na companhia em 1977 e desde então ocupou diversos cargos em algumas de nossas subsidiárias nos segmentos de GLP, logística, engenharia e indústria química, e também ocupou o cargo de vice-presidente da Ultrapar de 1982 a 2006. O Sr. Andrade Filho foi diretor presidente da GLP – Qualidade Compartilhada, uma associação da indústria de GLP, e membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP. Ele também foi membro da Associação Arte Despertar, de 2005 a 2009. O Sr. Andrade Filho formou-se em engenharia civil e em administração pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1968 e 1972, respectivamente.

Alexandre Gonçalves Silva

O Sr. Silva se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Silva é membro do Conselho de Administração da Embraer S.A. desde 2011, e em 2012, tornou-se o presidente do Conselho de Administração da Embraer S.A. Também é membro do Conselho de Administração da Companhia Nitro Química Brasileira desde 2012, da Votorantim Cimentos desde 2016 e do Rio Galeão desde 2019. O Sr. Silva foi membro do Conselho de Administração da Tecsis – Tecnologia e Sistemas Avançados de 2013 a 2016 e da Fibria Celulose S.A. de 2009 a 2019. Ele também foi CEO da General Electric no Brasil de 2001 a 2007. Formou-se em engenharia industrial mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do – Rio de Janeiro, em 1967.

Ana Paula Vitali Jones Vescovi

A Sra. Vescovi se juntou à Ultrapar em julho de 2019 como membro do Conselho de Administração. Ela é membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal e foi Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal de 2017 a 2019. A Sra. Vescovi também foi vice-ministra e secretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda da República Federativa do Brasil de 2016 a 2018. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1990 e obteve mestrado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em 1992, e em políticas públicas na Universidade de Brasília, em 2001.

Flávia Buarque de Almeida

A Sra. Buarque de Almeida se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. Ela é Diretora e Sócia da Península Capital S.A. desde 2013 e diretora executiva da O3 Gestão de Recursos Ltda. A Sra. Buarque de Almeida é membro do Conselho de Administração da BRF SA desde 2017, do Groupe Carrefour SA desde 2013 e da W2W E-Commerce de Vinhos SA desde 2016. Ela foi Diretora na GAEC Educação SA de 2014 a 2018 e atuou como membro do Conselho de Supervisão da Universidade de Harvard de 2011 a 2017. A Sra. Buarque de Almeida também foi membro do Conselho de Administração da Lojas Renner SA de 2011 a 2016. Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, em 1989 e possui MBA pela Harvard Business School em 1994, além de cursos de extensão da Kellogg Graduate School of Management (Universidade Northwestern), Insead e Harvard.

Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello

O Sr. Monteiro de Carvalho se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Monteiro de Carvalho é Diretor de Relações com Investidores e membro suplente do Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A. desde 2015. Ele também é membro do Conselho de Administração da Klabin S.A. desde 2018, e Diretor e membro do Conselho de Administração da Charles River Capital, uma gestora de recursos, desde 2013. Anteriormente, o Sr. Monteiro de Carvalho foi Diretor do Astor Group, uma boutique de M&A, e Diretor da Organização Arnon de Mello, um conglomerado atuante no segmento de mídia. Ele é bacharel em relações internacionais com especialização em economia internacional pela Universidade de Georgetown - magna cum laude e possui MBA pela Harvard Business School.

Jorge Marques de Toledo Camargo

O Sr. Camargo se juntou à Ultrapar como membro do Conselho de Administração em abril de 2015. É membro do Conselho de Administração da Prumo Logística S.A. desde 2014. O Sr. Camargo também é membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desde 2010 e, de 2015 a 2018, exerceu a Presidência do IBP. Ele é também é consultor sênior da McKinsey & Comp., Inc. desde 2012 e membro do Conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), responsável pelo Núcleo de Energia. Foi membro do Conselho de Administração da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. de 2011 a 2017. De 2003 a 2009 trabalhou na Equinor, como vice-presidente senior na Noruega e depois como presidente da Equinor no Brasil. Trabalhou por 27 anos na Petrobras, de 2000 a 2003 como membro da Diretoria Executiva, responsável pela Área Internacional. Possui mais de 40 anos de experiência na indústria do petróleo. Formou-se em geologia pela Universidade de Brasília e obteve mestrado em geofísica pela Universidade do Texas.

José Galló

O Sr. Galló se juntou a Ultrapar em abril de 2019 como membro do Conselho de Administração. O Sr. Galló é membro do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. desde 1998. Foi Presidente da Lojas Renner S.A. de 1999 a 2019. Ele também foi membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car. desde 2011, do Itaú Unibanco Holding SA desde 2016 e do ??Instituto do Desenvolvimento do Varejo. O Sr. Galló é Vice-Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre desde 2005 e Embaixador do Rio Grande do Sul na Endeavor Brasil desde 2002. O Sr. Galló também foi membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola SA de 2007 a 2016. Formou-se em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, em 1974.

José Maurício Pereira Coelho

O Sr. Coelho se juntou à Ultrapar em abril de 2015 como membro da Diretoria. Ele é atualmente o CEO da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Ele foi o presidente e CEO do BB Seguridade Participações S.A. de 2017 a 2018 e vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do Banco do Brasil S.A. de 2015 a 2017. Sr. Coelho foi também membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC, New York, BB Securities Limited, London e BB Securities Asia Pte. Ltda., Singapore, de 2009 a 2015. Também é membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. desde 2012. Formou-se em contabilidade pela Faculdade Unigranrio, Rio de Janeiro, em 1990. Possui MBA em finanças e mercado de capitais, com especialização em Governança Corporativa, pela FGV/RJ.

Nildemar Secches

O Sr. Secches é membro de nosso Conselho de Administração desde abril de 2002. O Sr. Secches é membro do Conselho de Administração da WEG S.A. e da Suzano Papel e Celulose. Ele foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A de 2012 a 2017, presidente do Conselho de Administração da Brasil Foods S.A., de 2007 a 2013, e CEO da Empresas Perdigão S.A. de 1995 a 2008. De 1972 a 1990, o Sr. Secches trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no qual foi diretor de 1987 a 1990. O Sr. Secches ocupou também anteriormente os cargos de presidente da ABEF – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango e vice-presidente da ABIPECS – Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína. O Sr. Secches formou-se em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo, unidade de São Carlos, concluiu mestrado em finanças pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu doutorado em economia pela Universidade de Campinas, no estado de São Paulo.

 

Conselho Fiscal

A Companhia tem um Conselho Fiscal, que funciona em caráter não permanente, sendo instalado pela Assembleia Geral nas hipóteses legais. O Conselho Fiscal é composto por três membros, e igual número de suplentes, com as atribuições, competência e remuneração previstos em lei, com mandato de um ano. Os membros do Conselho Fiscal da Ultrapar em exercício foram eleitos pela Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em 10 de abril de 2019.

Regimento Interno do Conselho Fiscal 

  • Indicação dos auditores independentes e substituição dos mesmos;
  • Análise do relatório da administração e demonstrações financeiras da Companhia e suas controladas, efetuando as recomendações que julgar necessárias para o Conselho de Administração;
  • Análise das informações trimestrais e demonstrações financeiras;
  • Avaliar a efetividade e suficiência da estrutura de controles internos e processos de auditoria interna e independente, tendo em vista as disposições constantes do Sarbanes-Oxley Act;
  • Opinar, a pedido do Conselho de Administração, sobre propostas dos órgãos de administrações a serem submetidas à Assembleia Geral ou consideradas relevantes;
  • O comitê deverá aprovar, por maioria dos votos dos membros, proposta de regimento interno regulamentando as questões relativas a seu funcionamento, a ser aprovado pelo Conselho de Administração.
Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato Conselheiro independente
Geraldo Toffanello 12/10/1950 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim
Marcelo Amaral Moraes 10/07/1967 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim
William Bezerra Cavalcanti Filho 26/10/1956 Conselheiro Fiscal 10/04/2019 AGO 2020 Sim

Geraldo Toffanello

O Sr. Toffanello é membro de nosso Conselho Fiscal desde 19 de abril de 2017. O Sr. Toffanello é membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A.. De 1998 a 2012, atuou como diretor contábil da Gerdau S.A. Foi membro do Conselho Fiscal da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos e membro do Conselho de Administração da Puras FO de 2013 a 2015. O Sr. Toffanello atuou como membro do comitê de normas de contabilidade e auditoria da ABRASCA – Associação Brasileira de Companhias Abertas, de 1995 a 2012 e membro do conselho de IFRS. Também é fundador de Luzes do Mundo Ltda. O Sr. Toffanello obteve graduação em contabilidade da Faculdade Porto-Alegrense de ciências contábeis e administrativas e pós-graduação em contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Amaral Moraes

O Sr. Moraes ingressou na Ultrapar em abril de 2019, como membro do Conselho Fiscal. O Sr. Moraes é presidente do Conselho Fiscal da Vale SA desde 2004 e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA desde 2018. Ele também é membro do Conselho de Administração da CPFL Energia SA desde 2017 e membro do Conselho Fiscal da Linx S.A., desde 2018. O Sr. Moraes atuou como presidente do Conselho Fiscal da Aceco TI SA de 2016 a 2018 e como membro do Conselho de Administração da Eternit SA de 2016 a 2018. Ele foi diretor administrativo e Presidente do Capital Dynamics AG do Brasil de 2012 a 2015. O Sr. Moraes formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e possui MBA com ênfase em finanças pela COPPEAD-UFRJ e pós-graduação em direito empresarial e arbitragem pela FGV-EAESP. Fundação Getulio Vargas em São Paulo).

William Bezerra Cavalcanti Filho

O Sr. Cavalcanti Filho ingressou na Ultrapar em abril de 2018 como membro do Conselho Fiscal. Atua como membro do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil, membro suplente do Conselho Fiscal da Norte Energia S.A. e membro do Comitê de Auditoria da Pré-sal Petróleo S.A.. Adicionalmente, foi membro do Conselho de Administração da Guaraniana S.A. (atual NeoEnergia) e da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (membro suplente), membro do Conselho Fiscal da Sadia S.A., da ALL S.A., da Login-Intermodal S.A. e da CPFL S.A.. Ele foi Diretor Financeiro do Banco do Brasil S.A. e Gerente Geral de Investimentos da Brasilcap S.A.. Formado em economia e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto Metodista Bennett em 1982.

 

Comitê de Auditoria e Riscos

O Estatuto Social da Ultrapar estabelece Comitê de Auditoria como órgão auxiliar do Conselho de Administração. O Comitê de Auditoria deve ser integrado por no mínimo três membros, dos quais ao menos um será membro independente do Conselho de Administração e ao menos um membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. Tem como responsabilidade avaliar a eficácia dos mecanismos de controles internos e de gestão de riscos. O Comitê de Auditoria e Riscos é composto pelos conselheiros Flávio César Maia Luz (coordenador do comitê), Ana Paula Vescovi, Joaquim Pedro Mello e José Maurício Pereira Coelho, cujo mandato se estenderá até o término do mandato de Conselheiros de Administração previsto na Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em 10 de abril de 2019.

  • Opinar sobre a contratação e destituição dos serviços de auditoria independente;
  • Analisar o Relatório da Administração e as demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas, efetuando as recomendações que entender necessárias ao Conselho de Administração;
  • Avaliar as informações trimestrais, demonstrações intermediárias e as demonstrações financeiras;
  • Acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia;
  • Avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia e assessorar o Conselho de Administração na definição dos níveis aceitáveis de risco;
  • Avaliar, monitorar, e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas corporativas da Companhia;
  • Estabelecer procedimentos para recepção e tratamento de informações submetidas por quaisquer pessoas relativas ao alegado descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia;
  • Interagir com os demais órgãos competentes da Companhia no sentido de receber e analisar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos, políticas e códigos internos; e
  • Opinar sobre as matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração.

 

Comitê de Pessoas

A Ultrapar possui um Comitê de Pessoas estatutário, formado por quatro membros do Conselho de Administração, dos quais pelo menos dois devem ser conselheiros independentes. O Comitê de Pessoas é composto pelos conselheiros Lucio de Castro Andradre Filho (coordenador do comitê), José Galló, Nildemar Secches e Alexandre Gonçalves Silva, cujo mandato se estenderá até o término do mandato de Conselheiros de Administração previsto na Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em 10 de abril de 2019.

Regimento Interno do Comitê de Pessoas

  • Propor ao Conselho de Administração e revisar periodicamente os parâmetros e diretrizes da política de remuneração e demais benefícios a serem atribuídos aos administradores e funcionários de escalão superior da Companhia e de suas controladas, aos membros dos comitês e demais órgãos de assessoramento do Conselho;
  • Propor ao Conselho de Administração a remuneração global dos administradores da Companhia, a ser submetida à Assembleia Geral de acionistas, bem como proposta de remuneração individual da Diretoria;
  • Diligenciar para que a Companhia se prepare adequadamente para a sucessão de seus executivos;
  • Diligenciar para garantir a adoção, pela Companhia, de um modelo de competências, liderança, atração, retenção e motivação alinhados com os planos estratégicos; 

 

Comitê de Estratégia

A Ultrapar terá um Comitê de Estratégia estatutário. O Comitê de Estratégia é composto pelos conselheiros Pedro Wongtschowski (coordenador do comitê), Jorge Toledo de Camargo, Flávia Buarque de Almeida e Lucio de Castro Andrade Filho, cujo mandato se estenderá até o término do mandato de Conselheiros de Administração previsto na Assembleia Geral Ordinária da Companhia realizada em 10 de abril de 2019.

Regimento Interno do Comitê de Estratégia

  • Orientação geral dos negócios , bem como preparação e acompanhamento dos planos estratégicos e orçamentos da Companhia;
  • Aprovação e acompanhamento dos principais investimentos da Companhia, nos termos da Política de Investimentos; e
  • Definição da estratégia de alocação de capital e a gestão de portfólio da Companhia, incluindo operações de fusões e aquisições.

 

Diretoria Executiva

A Diretoria é composta até oito membros. De acordo com o Estatuto Social da Ultrapar, caberá ao Conselho de Administração designar dentre os diretores eleitos aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores. Cada um dos atuais diretores foi nomeado pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe à Diretoria Executiva a prática dos atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e a gestão dos negócios sociais.

Nome Data de nascimento Posição Data de eleição Término do mandato
Frederico Curado 22/10/1961 Diretor Presidente 21/06/2017 AGO 2021
André Pires de Oliveira Dias 20/04/1967 Diretor Financeiro e de RI 20/07/2015 AGO 2021
João Benjamin Parolin 09/08/1958 Presidente da Oxiteno 06/05/2015 AGO 2021
Marcelo Pereira Malta de Araújo 06/08/1961 Presidente da Ipiranga 29/08/2018 AGO 2021
Ricardo Isaac Catran 09/03/1955 Presidente da Ultracargo 06/05/2015 AGO 2021
Rodrigo de Almeida Pizzinatto 04/04/1977 Presidente da Extrafarma 02/05/2018 AGO 2021
Tabajara Bertelli Costa 12/08/1971 Presidente da Ultragaz 20/06/2018 AGO 2021

Frederico Pinheiro Fleury Curado

Sr. Frederico Curado é Diretor Presidente da Ultrapar desde outubro de 2017. Foi Diretor Presidente da Embraer S.A. de 2007 a 2016, onde ocupou anteriormente os cargos de Vice-Presidente Executivo para o Mercado da Aviação Comercial, de 1998 a 2007, e Vice-Presidente Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, de 1995 a 1998. O Sr. Curado é Diretor nao estatutário da Transocean Ltd. (desde 2013) e da ABB Ltd. (desde 2016). O Sr. Curado atuou como Diretor não estatutário da Iochpe-Maxion S.A. (de 2015 a 2017), Vice-Presidente da CCI - Câmara Internacional do Comércio (de 2013 a 2018), Presidente do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (de 2011 a 2016) e, como Diretor do Museu Nacional do Ar e do Espaço de Smithsonian (de 2014 a 2017). O Sr. Curado é bacharel em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1983 e possui MBA pela Universidade de São Paulo em 1997.

André Pires de Oliveira Dias

O Sr. Pires ingressou na Ultrapar em 2015 como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais, iniciou sua carreira em 1988 e ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, no Banco Geral do Comércio, na Montgomery Asset Management, no Banco BBA Creditanstalt e no BNP Paribas. Ingressou na Gerdau S.A. em 2004, onde ocupou a posição de gestor do family office da Gerdau e como CFO da Gerdau Ameristeel nos Estados Unidos. Em 2013, o Sr. Pires foi nomeado Presidente Executivo do Comitê Executivo da Gerdau e CFO, cargos que ocupou até 2015. O Sr. Pires de Oliveira Dias é graduado em administração de empresas com ênfase em finanças pela Fundação Getulio Vargas (FVG) e participou do Advanced Management Program pela Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos.

João Benjamin Parolin

O Sr. Parolin ingressou na Companhia em 1986, trabalhando no departamento comercial da Oxiteno antes de assumir o cargo de Diretor de Operações da Oxiteno em 2007. O Sr. Parolin atuou anteriormente como gerente de marketing de 1989 a 1992 e gerente de vendas 1992 a 2000. De 2000 a 2006, ele ocupou o cargo de diretor de vendas na Oxiteno. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Parolin trabalhou na área comercial da Dow Química S.A. O Sr. Parolin formou-se em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1980, e possui pós-graduação em administração mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Instituto de Administração – Universidade de São Paulo. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Fundação Dom Cabral / JL Kellog Graduate School of Management (Northwestern University) em 2000 e o Advanced Management Program pela Wharton University em 2005.

Marcelo Pereira Malta de Araújo

O Sr. Araújo ingressou na Ultrapar em 2018. Com mais de 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na Shell do Brasil, onde atuou por dez anos nas áreas de operações, varejo, lubrificantes, marketing, planejamento e engenharia. Posteriormente, ocupou posições de liderança em grandes grupos empresariais brasileiros, como Natura, CSN, Camargo Correa e Grupo Libra. Nos últimos anos, atuou como Diretor Presidente da Marisa Lojas S.A.. O Sr. Araújo também possui experiência em Conselhos de Administração de grandes empresas, como Usiminas, Laboratório Fleury e Alpargatas. Ele é graduado em engenharia pelo IME – Instituto Militar de Engenharia e possui MBA Executivo pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (atual IBMEC), além de cursos de especialização em Harvard e Insead.

Ricardo Isaac Catran

O Sr. Catran é Diretor da Ultrapar desde maio de 2010. Ingressou na Ultrapar em 1980 e desde então ocupou uma série de posições, incluindo a de diretor comercial da Transultra e da Tequimar na região Nordeste. Em 2008, o Sr. Catran assumiu a diretoria geral de operações da Ultracargo. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui pós-graduação em engenharia de transportes pelo COPPE UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Rodrigo de Almeida Pizzinatto

O Sr. Pizzinatto ingressou na Ultrapar em 1999 como estagiário e, desde então, consolidou sólida experiência atuando em diversas áreas do grupo: Tesouraria, M&A, Planejamento e Relações com Investidores. De 2012 a 2014, atuou como diretor de M&A, Planejamento Corporativo e Relações com Investidores, sendo responsável pela coordenação do projeto de entrada da Companhia no setor de varejo farmacêutico, que resultou na aquisição da Extrafarma. Com o desafio de liderar seu plano de expansão sa Extrafarma, o Sr. Pizzinatto se tornou Diretor da Extrafarma, e de 2014 a 2018 ocupou as posições de Diretor de Expansão, Marketing, Comercial e Logística. Em junho de 2018, passou a ocupar o cargo de Presidente da Extrafarma. Ele também é membro do conselho da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Possui MBA pela Stanford Graduate School of Business e é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo.

Tabajara Bertelli Costa

O Sr. Bertelli iniciou sua carreira na Ultrapar em 1995 na área financeira, e em 2000 foi para a Ultragaz, onde desenvolveu uma trajetória consistente, especialmente nas áreas comerciais. Em 2015, foi transferido para a Ipiranga, como diretor, para a recém-criada Diretoria de Mercado Empresarial, e teve a oportunidade de desenvolver e consolidar uma estratégia diferenciada para os clientes deste setor. Em janeiro de 2019, foi nomeado como Presidente da Ultragaz. O Sr. Tabajara graduou-se em engenharia de produção pela USP, tem mestrado em administração de empresas pela USP e especialização em finanças pela FGV. Como complemento à sua formação acadêmica, cursou o programa STC – Skills, Tools and Competences pela Kellog Business School, em 2010.

 

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